terça-feira, 28 de julho de 2009

Massagem para Cães


Os beneficios de uma massagem no seu amigo cão.


Dar massagens regulares ao seu amigo cão, é um grande benefício porque lhe proporcionará bem estar e ajudará no relaxamento dos seus músculos.
Segundo alguns veterinários, também melhora a força, coordenação e circulação sanguínea, restaurando sua flexibilidade. Também, aumentará os bons momentos de convivência entre você e o seu companheiro.
Vários estudos demonstraram que os donos que fazem massagem e acariciam seus amigos cães, mesmo sendo por um curto período, reduzem, significativamente, sua própria tensão arterial. Os pacientes de hospitais, quando convivem com os animais, fazem massagem e acariciam um cão ou gato, quase sempre melhoram mais rápido do que aqueles pacientes os quais não foi permitido dar-se ao luxo deste prazer.


Como fazer?


Para um melhor resultado, o bom é aplicar a massagem no cão, desde pequeno, apesar de que nunca é tarde para ser aplicada. Também vale para os cães adultos.
A massagem deve ser feita quando o cão esteja no seu colo ou no chão, em estado de relaxamento. Faça uma suave pressão com dois ou tres dedos, usando os movimentos circulares.
Comece fazendo massagens nas áreas específicas, como pelo pescoço e devagar vá indo pela lateral de suas costelas, utilizando seu dedo polegar de um lado das costelas e dedo índicador do outro lado. Sempre com movimentos suaves.
Durante a massagem fale suavemente e baixinho com seu cão, para ajudá-lo a relaxar.
Continue a massagem pelo corpo do seu cão. Embaixo das pernas é um ponto sensivel, por isto deve ser feito com mais cuidado e suavidade, até chegar embaixo de cada pata.
Fique ao lado do seu cão e friccione suavemente sua barriga com as pontas dos dedos em movimentos circulares.
Faça carícias também, na cabeça e sempre falando com ele em voz baixa.
Depois de terminada a massagem, de um prêmio delicioso para o seu cão.
Nunca obrigue o seu cão a aceitar massagens se ele não esteja disposto a isso.

Mais sobre massagem:

Cada vez mais, nossos cães compartilham de atividades e serviços que, até pouco tempo atrás, eram exclusividades humanas. Desde tecnologias médicas, a shoppings e galerias de arte. Mas você já pensou em fazer massagem no seu amigo canino? Quando, geralmente, pensamos em fazer uma massagem estamos com alguma dor ou desconforto físico e queremos melhorar, relaxar. Há, por exemplo, na Inglaterra a Canine Massage Therapy Centre (http://www.k9-massage.co.uk/), uma clínica de massagem exclusiva para cachorros que trata problemas de locomoção, apesar de ainda não ser uma terapia para cães reconhecida oficialmente. Nessa situação a massagem é utilizada na tentativa de ajudar a remediar algum problema já existente.
Há também a massagem feita com o intuito de investigar o corpo do cachorro, ajudando a descobrir possíveis problemas e, consequentemente, prevenir que piorem, pois identificando qualquer alteração podemos levar rapidamente nosso amigo canino ao médico veterinário, evitando que o estado se agrave. E essa massagens você pode e deve fazer em seu cachorro!
Como? Inicie como um afago que aos poucos vai se intensificando, e virando um carinho investigativo. Apalpe e mexa na cabeça, corpo, pernas, rabo, barriga, pele, pelos, músculos, ossos, patas, orelhas, ouvidos, focinho, boca, dentes. Fique sempre atento às reações do cão, que serão indicativas de haver alguma coisa errada ou não. Se ao fizermos a massagem ele demonstrar incômodo, desconforto, dor ou notarmos algo diferente devemos informar ao veterinário. Da mesma forma descobriremos os locais e como o cão gosta de ser tocado, que tipo de carinho mais lhe agrada. Quando mais você fizer a massagem melhor vai conhecer o cachorro fisicamente.
O médico veterinário também vai agradecer, pois o cachorro que recebe massagem se acostuma ao toque e manipulação, e vai deixar ser examinado com maior facilidade e muitas vezes até gosta. Além de você poder indicar com mais clareza o que está acontecendo de diferente com seu amigo canino.
Importante: massagem investigativa não substitui a consulta ao médico veterinário! Porém, colabora bastante, pois é uma forma de notar alterações no corpo de seu cachorro. Portanto, nunca hesite em levar seu amigo canino ao médico veterinário, pois apenas ele poderá diagnosticar qualquer problema e orientá-lo quanto às possíveis soluções.
Não podemos esquecer que para o cão deve ser divertido e confortável, por isso com o habito, ele ficará cada vez mais relaxado e aproximará a relação entre a pessoa que faz a massagem e o cão. Alguns cães ainda emitem aqueles sons de “hmmm que delicia”. Além de, é claro, ser muito satisfatório ver o cachorro gostando da interação.
“Quando adotamos o Nino da rua não sabíamos nada sobre seu passado. Pela dentição a veterinária disse que deveria ter entre um e um ano e meio. Todo descabelado e simpático, descobrimos, tempos mais tarde, que havia pernoitado em várias casas da região. Era sociável, mas um pouco medrosinho, fazia xixi sempre que nos aproximávamos de forma mais enfática. Ganhando a confiança aos poucos pudemos começar a fazer carinhos mais, digamos, investigativos. Mexe aqui, aperta ali, apalpa acolá, pressiona... tudo sempre com muito carinho e verificando a expressão facial e reações físicas dele. Afinal ele tem que gostar e não pode machucar. Se houver alguma indicação de desconforto ou dor avalio a intensidade do meu toque, mexo novamente e fico atenta àquela região. Posso ainda descobrir algo diferente, como um machucado, alguma alergia entre os dedos, um odor estranho vindo das orelhas ou boca. No Nino, que é inteiro cor de caramelo, fazendo esse carinho mais investigativo, conhecido também como massagem, descobrimos um único fio preto muito mais grosso que todos os outros. Nessa mesma ocasião notamos que havia algumas pequenas saliências nos dois antebraços. Ao mostrar para a médica veterinária tivemos uma surpresa, pois aquele fio era uma linha de operação de algum ponto interno e verificando as saliências descobrimos que eram pinos. Para certificar fizemos radiografias e veio a confirmação de que Nino tem uma placa de metal com seis pinos em cada antebraço. Descobrimos, assim, duas coisas, que Nino teve alguém que, de alguma forma, cuidou dele antes de nós e que não poderíamos fazer agility para não prejudicar e forças suas perninhas. E a partir daí ganhou mais um apelido: Bionicão, rsrs.”
Essa história é um exemplo simples da importância da massagem nos nossos amigos caninos.

6 comentários:

  1. Sou massoterapeuta e vivo em Portugal, estou construindo a minha própria empresa de massagens e estou interessado em dar massagens a cães e gatos.

    Gostava de saber como dar, exercícios e tudo o mais.

    Pode me dar dicas ?

    joaotiagofgoncalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. voce sabe se em campinas-sp tem curso de massagem para animais sou massoterapeuta e gostaria de trabalhar com animais???

    ResponderExcluir
  3. Minha filhota pegou cinomose...e como a doença é cruel...cheguei aqui pesquisando massagem pra ela!!! Parabéns pela iniciativa!!!e mt obrigado

    ResponderExcluir