terça-feira, 10 de abril de 2012

LEVAR O SEU CACHORRO PARA TRABALHO ALIVIA O ESTRESSE!


Os empregadores interessados em aumentar a produtividade de seus funcionários em época de concorrência acirrada, devem considerar deixar seus funcionários trazerem seus cães para o escritório. É o que sugere um estudo científico publicado no final de março nos Estados Unidos.A presença de cães no local de trabalho não só pode contribuir a reduzir o estresse de seu dono, mas também pode ajudar os outros funcionários a apreciar mais seu dia de trabalho, revela uma pesquisa publicada na última edição do Jornal “International Journal of Workplace Health Management”.
Isto “pode fazer uma diferença muito positiva”, disse o professor Randolph Barker, da faculdade de Comércio da “Virginia Commonwealth University”, em Richmond (leste dos EUA). Sr. Barker disse que os cães “servem de fato para reduzir eficazmente o estresse”.
Os efeitos terapêuticos
Estudos anteriores já demonstraram os efeitos terapêuticos de cães em hospitais e asilos. Mas Randolph Barker garante que a investigação conduzida por sua equipe, de cinco pesquisadores, é um dos primeiros a concentrar-se na presença de cães no local de trabalho e sua capacidade de tornar “as soluções de bem-estar a um custo baixo disponível facilmente para as empresas”.
Os pesquisadores realizaram o estudo durante uma semana com 76 colaboradores voluntários. Estes foram divididos em três grupos: aqueles que levam os seus cães para o trabalho, aqueles que deixaram seus cães em casa e aqueles com nenhum animal, nem em casa e nem no trabalho.
“As diferenças em termos de estresse experimentado pelos colaboradores entre os dias quando os cães estavam presentes e os dias que não foram, foram incríveis”, entusiasmou-se o Sr. Barker. Na companhia de cães, “os funcionários estavam, em geral mais satisfeitos com seu trabalho do que a média em seu setor”.
O estudo também revelou que a presença do melhor amigo do homem no escritório levou a uma maior interação entre os colegas, isso acontece quando um empregado que não tem cachorro oferece para passear com o cão do amigo.
Fonte: Criasaude.com.br: 10 de abril de 2012

2 comentários: