terça-feira, 27 de abril de 2010

Passaporte para seu amigão: Cães e gatos terão documento para viajar ao exterior; regras ainda serão definidas

Passaporte para seu amigão: Cães e gatos terão documento para viajar ao exterior; regras ainda serão definidas

Por BRUNA TIUSSU

A poodle Miluxa coleciona mais viagens que anos de vida. Já voou 12 vezes para Portugal - “conhece” Coimbra, Lisboa e Porto - e visitou a Espanha. Em cada entrada ou saída da Europa, o mesmo processo: Maria Inês Vaz, a dona da cadela, precisou apresentar uma pasta de documentos no balcão de check-in, com atestado de saúde do animal assinado por veterinário, certificado sanitário internacional e carteira de vacinação (com antirrábica e as exigidas pelo país de destino). Burocracia que está com os dias contados.



Graças a um decreto publicado pelo governo brasileiro no fim de março, a dupla poderá substituir, na próxima viagem, a papelada por um passaporte internacional feito sob medida para a mascote. O objetivo é tornar mais ágil o embarque de cães e gatos brasileiros nos voos internacionais. O processo para solicitar a caderneta ainda vai ser definido.



O documento reunirá dados do animal, do dono e poderá ser apresentado na ida e na volta. Hoje, o atestado de saúde assinado por um veterinário, obrigatório, tem validade de dez dias. Se passar um período mais longo fora do Brasil, o dono tem de conseguir outro antes de regressar.



O passaporte, opcional, será expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O órgão sugere também a implantação de microchips - já obrigatórios para entrar na União Europeia e no Japão - nos bichos que viajam com frequência, como forma de identificação eletrônica. A poodle Miluxa tem o seu. Do tamanho de um grão de arroz, é implantado em menos de 30 segundos. “Vejo como mais uma forma de fiscalização e segurança. Se eu perder a cadela, tenho como provar que ela é minha”, diz Maria Inês.



Cada empresa aérea faz suas normas para o transporte de cães e gatos. Algumas só aceitam levá-los como carga, no compartimento de bagagem. Outras permitem que sigam na cabine com o dono, dependendo de seu peso e tamanho - o limite costuma variar entre 6 e 10 quilos, incluindo a caixa onde o animal será acomodado.



Taxa



Todas as aéreas cobram taxas - o valor fica entre US$ 90 e US$ 180. E limitam o número de animais na cabine por voo: é recomendado fazer reserva com antecedência de 48 horas.



Se o animal for grande, não tem discussão, será despachado. Desde seu primeiro voo internacional, a labrador Maya, companheira de Ligia Rabay, segue como carga. Tinha apenas 6 meses - mas muitos quilos - quando veio da Tailândia para São Paulo. Nesta situação, as regras quase não mudam: o animal deve ser acomodado em uma caixa arejada, forrada, na qual possa ficar em pé e dar um giro de 360 graus.



Ligia diz que a experiência é segura. “Maya chegou bem, foi até tratada pelos funcionários na escala em Amsterdã. Sei disso porque embarcou na caixa forrada com jornal tailandês e chegou ao Brasil com outro, escrito em holandês”, conta.



Vôo proibido para humanos



Em julho do ano passado, cães e gatos ganharam uma aérea exclusiva nos Estados Unidos. A PetAirways voa para nove destinos no país e não aceita humanos. Os animais são transportados em caixas e vistoriados por um tripulante a cada 15 minutos. Donos ansiosos podem monitorar o voo do pet no site petairways.com.

Antirrábica é a principal vacina

A antirrábica é exigida por todas as companhias aéreas (internacionais e nacionais), independentemente do destino do voo. As empresas pedem que a dose tenha sido aplicada desde um mês a um ano antes do embarque. Em viagens ao exterior, o dono do animal deve verificar se o país de destino solicita outras vacinas.



Fonte: Jornal da Tarde

2 comentários:

  1. Oi Patrícia, oi Pepa! Adorei as informações acima e a foto abaixo.
    Voltarei sempre.
    Lambidas serenas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia, oi Pepa! Aqui em Curitiba todas as estações do ano se manifestam num único dia, então, pode ser que assim que eu acabar de digitar, dizendo que o dia está bonito, caia o maior "toró"(rs). Por enquanto está nublado, vamos ver...ops, choveu.
    Assim que conseguir um tempinho coloco vocês duas na HQ dos amigos...Gostei muito, também do seu blog sobre fisioterapia. Suas dicas são muito importantes.
    Lambidas posturais...

    ResponderExcluir