sábado, 6 de junho de 2009

Ciclo de Vida dos Cães

FÊMEAS GESTANTES

Os cuidados com as fêmeas devem começar antes da fase de acasalamento, quando se prepara a fêmea para a gestação. É importante que ela esteja com todas as vacinas em dia, devidamente vermifugada e bem alimentada, para suprir as necessidades de uma futura gestante. Deve-se escolher um macho igualmente saudável, pois a saúde dos pais vai interferir no nascimento de filhotes saudáveis.

O PARTO

Um dos principais pontos que devemos considerar é o local onde será o parto. Devemos tentar adaptar o lugar onde a fêmea dorme para a chegada dos filhotes, pois é bem provável que seja o local escolhido pela mãe. Ele deve estar limpo, ter espaço suficiente para a cadela se movimentar sem risco de pisotear os filhotes, com comida e principalmente água disponíveis. Vale a pena lembrar que muitas vezes as fêmeas escolhem locais atípicos para dar cria. Se o local não oferecer perigo aos filhotes, devemos respeitá-la. Fique atento ao período de gestação e ao momento do parto e qualquer dúvida consulte sempre um médico veterinário.

CUIDADOS COM FILHOTE

Ao adquirir um filhote você deve ter em mente que é responsável pela vida desse novo ser, que com certeza vai lhe trazer muitas alegrias. Alguns cuidados devem ser tomados para a manutenção do bem-estar do seu cachorro, como: alimentação adequada; higiene, tanto do local onde vive como do próprio animal, evitando assim o aparecimento de vermes, pulgas, carrapatos e outras doenças. Lembre-se de que em geral os filhotes são muito ativos e cheios de energia, e por isso sempre atentos a novidades. Portanto, devemos tomar cuidado com medicamentos e materiais de limpeza, deixando-os fora de seu alcance. Uma maneira de evitar esses acidentes é dar-lhes brinquedos apropriados, assim eles se exercitam e se distraem ao mesmo tempo. Porém, o passo mais importante na aquisição de um filhote é a visita a um médico veterinário, pois ele pode lhe dar todas as orientações necessárias à saúde do seu cão. Um criador também pode auxiliá-lo na escolha de uma raça que se adapte bem ao seu ambiente e cotidiano.

DIA-A-DIA DO CACHORRO ADULTO

Os cachorros adultos gostam da atenção de seus donos, de brincadeiras, boa comida e água fresca à disposição durante as 24 horas do dia. Eles também precisam de um local adequado para fazer suas necessidades biológicas, longe do local onde dormem ou se alimentam. Não devemos esquecer de alguns cuidados básicos como vacinação, vermifugação e higiene, como a escovação dos pêlos, banho e tosa.

ANIMAIS IDOSOS

O envelhecimento muda o metabolismo, a fisiologia e o comportamento dos animais de estimação, mas nem por isso dispensam nossa atenção. Às vezes requerem até alguns cuidados especiais, como por exemplo uma dieta mais específica, pois animais idosos tendem à obesidade, por isso devemos estimulá-los a fazer exercícios, respeitando-se seus limites. Não podemos esquecer que mesmo com a idade mais avançada, seu cachorro deve continuar a ser vacinado e vermifugado. E é de fundamental importância continuar a dar-lhe carinho e atenção e levá-lo ao médico veterinário periodicamente para verificar seu estado de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário