sábado, 6 de junho de 2009

Dúvidas sobre Pulgas






Mantenho minha casa/apartamento muito limpo e meu cachorro quase não tem saído para a rua mas, de repente, ele apareceu infestado de pulgas. O que aconteceu?




Uma única pulga consegue colocar por volta de 2.000 ovos que se alojam nas frestas do chão, em carpetes e pela casa toda. Esses ovos evoluem para larvas e depois para pupas e finalmente viram pulgas adultas novamente. Essas formas jovens de pulga são microscópicas e muito resistentes aos produtos de limpeza convencionais (principalmente as pupas), podendo permanecer escondidas durante vários meses, aguardando a elevação da temperatura e a umidade ideal para se tornarem pulgas adultas. Isso acontece normalmente durante a primavera e o verão, quando então aparecem repentinamente muitas pulgas nas residências. O uso mensal e contínuo de antipulgas, por exemplo no cachorro, mesmo durante o período de inverno quando vemos poucas ou nenhuma pulga, é capaz de resolver o problema dessas reinfestações.
Como as pulgas afetam a saúde de meu cachorro?Além do incômodo e da irritação que as pulgas produzem ao andar e picar o cachorro, existe um transtorno freqüentemente associado a animais sensíveis que é a hipersensibilidade ou alergia (Dermatite Alérgica por Picada de Pulga - DAPP). Além disso, elas podem transmitir verminoses e doenças infecciosas aos animais de estimação.
Como acontece a alergia por picada de pulga?Essa doença se desenvolve em certos animais em que a pulga inocula junto com a saliva uma grande quantidade de antígenos que estimulam a formação de IgE (anticorpos que agem no processo alérgico). Como conseqüência, temos a coceira e as lesões de dermatite, como inflamação, prurido e queda do pêlo.
As pulgas podem transmitir doenças ou outros parasitas?Sim, as pulgas podem transmitir doenças infecciosas para outros animais, inclusive para o homem, e doenças parasitárias como, por exemplo, a tênia do cão (Dipylidium caninum) que tem parte de seu ciclo de vida dentro da pulga. Ao ser ingerida pelo cachorro, a pulga libera o parasita que se desenvolve em seu intestino.
As pulgas podem picar o ser humano?Sim, as pulgas de cachorros e gatos podem picar o homem, produzindo lesões muito incômodas.
Como se reproduzem as pulgas?As pulgas alimentam-se do sangue do hospedeiro. Quando estão na idade reprodutiva, as fêmeas demoram de 36 a 48 horas após a alimentação para depositar os ovos no cachorro. Uma fêmea adulta, em condições adequadas pode viver até 100 dias, sendo capaz de produzir até 2.000 ovos ao longo da vida. Os ovos caem ao chão, onde completam seu ciclo através do desenvolvimento de várias formas parasitárias até atingirem o estágio adulto.
Qual é a condição ambiental ideal para o desenvolvimento das pulgas?As condições ideais para o desenvolvimento desses parasitas são temperatura de 27ºC e umidade de 80%. Dependendo da variação desses fatores, o ciclo de vida poderá ser mais ou menos longo (de 12 a 180 dias).
O que é pupa?Pupa é uma das 4 formas do ciclo da pulga. A pulga põe ovos, que se transformam em larvas, as larvas se tornam pupas e as pupas se transformam em pulgas adultas. A pupa é como um casulo que fica escondido nas frestas do assoalho, no fundo dos tapetes e nos cantos escuros. Esse "casulo", ou seja, a pupa, pode ficar por meses escondida na sua casa e, por mais que você limpe, ela se esconde tão bem, que é extremamente difícil acabar com a pupa por meio de produtos de limpeza, vassoura ou até mesmo aspirador de pó.
O que faz a pupa?A pupa é o "casulo" que se transformará em pulga. Ela fica escondida até que tenha as melhores condições de temperatura e umidade para se transformar em pulga.
Que produto de limpeza mata a pupa?Infelizmente, até agora não existe nenhum produto de limpeza que elimine a pupa.
O que devo fazer para acabar com a pupa? A providência mais adequada é fazer o tratamento de seu cachorro com antipulgas em intervalos regulares.
E se eu não estiver vendo pulgas? Devo utilizar Antipulgas da mesma forma?Sim. Se a pupa fica escondida, você certamente não a verá, mas agora já sabe que ela pode estar na sua casa.
Créditos: http://br.merial.com/



Fonte: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário