quinta-feira, 18 de junho de 2009

Recolha a minha caca, por favor!

Campanha anti-caca

Pessoal, ontem (quarta- feira, 17/06/09) li na página 2 do Jornal Zero Hora (wwww.zerohora.com) na sessão"Palavra do Leitor" a seguinte frase: "Todos os dias, vejo gente levando seus cães para defecarem em frente a residência dos outros, sem a menor cerimônia", o título dessa matéria é "Donos sem Educação".

Fiquei muito triste e surpresa ao saber que ainda existe pessoas que não recolhem as fezes de seu melhor amigo. As pessoas têm razão em reclamar, não custa nada para pessoas que têm cães, levarem uma sacolinha pode ser até as de mercado mesmo (já que elas poluem tanto, que pelo menos sirvam para algo mais do que simplesmente trazê-las do mercado para casa) para recolher o cocô de seus Bichinhos. Além de higiênico e bonito (pois as pessoas reparam e comentam...."olha lá eles recolhem o cocô, se todos fizessem assim..."), também estamos prevenindo a disseminação de muitas doenças como viroses, vermes, bicho geográfico, dermatites, além de contaminarem outros cães.

Nossos cães têm todo o direito de passear nas praças, nas ruas, mas as pessoas também têm o direito de ter as ruas, as praças, os jardins livres de cocô e do mal cheiro que as fezes deixam. Algumas pessoas não recolhem os dejetos de seus animais porque desconhecem o mal que isso provoca, mas tenho certeza que se tomarem conhecimento desses problemas, mudarão de conduta.

Existe uma lei que pode ser aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) que especifica o ato de "ser flagarados" não recolhendo as fezes e implica a uma multa de R$ 236,00.

Você não acha que há motivos de sobra para recolher o cocô de seu cão?


Em Camboriú há cartazes como esse.A idéia legal e penso que todas as prefeituras deveriam adotar idéias como essa.






Idéias Inteligentes:





TREINAMENTO DE HIGIENE - DICAS:


SUPERVISIONE – Na verdade esta é a dica mais importante de todas. Quanto mais você supervisonar o seu peludo para que ele tenha oportunidade de fazer o xixi e cocô no lugar certo e não no errado, mais rápido ele irá aprender a usar o local que você escolheu para ser usado como banheiro. Infelizmente, um cachorro que passa o dia todo sozinho, praticamente não tem chance de aprender a usar um único lugar como banheiro, porque isso não é natural para eles.
Os instintos de nossos amigos dizem a eles que a urina é um importante elemento na marcação de seus territórios, então, na natureza, quanto mais eles deixarem um xixizinho aqui, e outro ali, melhor será para demarcar suas “posses”. Isso é especialmente importante para os machinhos. Através da nossa “marcação serrada” podemos antecipar a vontade de nosso peludo de fazer suas necessidades e ao levá-lo para o local adequado e premiá-lo por fazer direitinho estaremos criando um novo hábito, bem mais vantajoso para ele.
SEJA PACIENTE - Um filhote não tem controle total da bexiga e do esfíncter até completar uns 7 meses de idade. Então tenha paciência porque mesmo que ele queira ir até o local correto, pode ser que ele perceba que está apertado tarde demais. É muito normal que acidentes aconteçam e é importante não ficar irritado, bravo, ou impaciente com o filhote.
Não existe uma regra para quanto tempo um cachorro leva para aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo, mas em média a gente espera que demore de 3 a 6 semanas se você fizer a sua parte direitinho. Este prazo vai depender também das experiências prévias do seu peludo, e de quanto o canil onde ele vivia era limpo.
Alguns cachorros vão aprendendo muito bem até que entre 6 e 8 semanas depois de iniciado o treinamento parece que eles desaprenderam tudo. Outros parecem que não aprendem nada e “de repente” começam a fazer tudo certinho. Esses comportamentos são normais e fazem parte da forma como o seu peludo retém as experiências e elabora seu aprendizado. Nada de pânico. Concentre-se nas pequenas vitórias. Enquanto o peludo estiver fazendo cada vez mais certo do que errado é sinal de que vocês estão no caminho certo. E é isso que vale.
ESCOLHA BEM O LOCAL - a área usada como banheiro deve ser afastada de onde fica a cama, a comida, os brinquedos e a água do seu amigão. Cães detestam serem forçados a sujar o local onde dormem e comem. Além disso, procure escolher um local onde não seja passagem direta das pessoas, nem onde é área de trabalho dos empregados. Como seu cachorro pode aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo se um dia estão lavando roupa, ou passando, exatamente onde ele deveria estar se concentrando para fazer suas necessidade? O mesmo vale se você escolheu um local que nos dias de chuva fica encharcado. Não vai funcionar!
ESCOLHA O MELHOR MATERIAL – Cães gostam de fazer xixi e cocô em uma superfície bem absorvente. Por isso eles gostam tanto de usar a grama ou o seu tapete como banheiro. Se você optar por usar jornal, certifique-se de usar várias folhas para elas absorverem o Maximo de xixi sem ficar fazendo poça. O Papel Obedience, o Tapete Higiênico Limpet Pads e o Sanitário Pipi Dollys são bem mais absorventes do que o jornal comum. No caso do Sanitário Pipi Dollys o custo x benefício é, sem dúvida, muito atraente, já que basta lavá-lo com água para ele estar pronto para ser usado para sempre.
Outra coisa importante é usar algum recurso para não deixar as folhas de papeis saírem voando com o vento. Ter o banheiro todo espalhado não é nada atraente para o peludo. Papel voando é para brincar, não para fazer xixi, certo? Lembre-se também de deixar bantante espaço disponível para seu usado como banheiro. Peludos gostam de rodar e rodar, e cheirar, e se ajeitar, antes de fazer seu xixi ou cocô. Muitas vezes, tanto esmero só serve para ficar com as patas no jornal e o bumbum do lado de fora. Uma pequena tragédia!
MANTENHA O BANHEIRO SEMPRE LIMPO – Mesmo os cachorros porquinhos gostam de ter seu banheiro limpo. Mantendo a área designada para seu peludo fazer xixi e cocô sempre limpa e seca facilita muito para que ele se sinta confortável em voltar lá quando estiver apertado. Por outro lado, se o local estiver cheio de xixi, ou de cocô seu peludo vai procurar um espaço mais limpo para se aliviar e vai aabar perdendo a referência de qual é o lugar certo. Um jornal cheio de xixi é muitas vezes o motivo pelo qual o peludo acaba fazendo xixi em um lugar e cocô em outro, por exemplo.
Aliás, você sabia que é bom evitar que seu cão lhe veja limpando o banheiro dele? Muitos cães acabam tentado “imitar” o nosso comportamento e tentam limpar o local sozinhos...comendo cocô ECA!
Mas manter o local limpo não quer dizer deixar sem nada lá. Certifique-se que sempre haja um jornalzinho, um papel ou um tapetinho higiênico disponível para o caso de seu peludo precisar se aliviar. Igualmente, não deixe o Sanitário Pipi Dollys esperando muito tempo para ser lavado. Não use desinfetantes fortes no local onde você quer que ele use como banheiro. Cheiros fortes podem funcionar como repelente.PERMITA QUE SEU CÃO TENHA ACESSO À CASA, SEMPRE SUPERVISIONADO – Os peludos que não podem entrar em casa enquanto estão sendo treinados a usar o banheiro são os que costumam fazer xixi assim que conseguem dar uma escapadinha. Isso porque a novidade de entrar os deixam tão excitados que eles não conseguem se controlar. Isso sem falar com a necessidade de marcar este novo território.
Visitas periódicas, com liberdade vigiada, produzem ótimos resultados a médio e longo prazo. Outra coisa importante é não deixar o cachorro trancado na área que ele deve usar como banheiro. Ficar trancado lá, por mais do que 10 minutos pode fazer com que o peludo fique com medo de voltar para fazer xixi e acabe ficando preso. Ou seja, ele acaba evitando ir na área reservada para banheiro. O melhor a fazer é deixar o peludo ter acesso a uma área maior do que a do banheiro dele (cozinha e aérea de serviço ao invés de só a aérea de serviço, por exemplo) e levá-lo sempre que você achar que ele precisa se aliviar até o local escolhido. Fique por ali, evitando que o peludo se afaste do banheiro e assim que ele se aliviar faça muita festa e deixe que ele volte a ter acesso a área maior.
Nunca associe coisas desagradáveis com o banheiro dele, como por exemplo: dar bronca em cima ou muito perto do local a ser usado como banheiro; ficar limpando ou esfregando as patas sempre que ele fizer xixi; prendê-lo no local do banheiro como castigo.
NÃO DEIXE COMIDA DISPONÍVEL O DIA TODO – A não ser que você receba orientação explicita do veterinário para deixar a comida sempre disponível é melhor ter horários fixos para alimentar seu peludo e retirar qualquer resto de comida depois de cerca de 30 minutos. Assim o organismo dele funcionará melhor e os horários para fazer xixi e cocô ficam mais regulares e previsíveis.LEVE SEU PELUDO PARA PASSEAR TODOS OS DIAS – Passear na rua é muito importante parar a saúde física e mental do seu amigão. Fazer xixi e cocô só na rua pode lhe deixar “escrava”, então é sempre bom deixar uma área disponível em casa, mas 2 ou 3 passeios por dia são essenciais para os cães marcarem território na rua e não em casa.
VALORIZE MAIS OS ACERTOS DO QUE OS ERROS – Acredite: os peludos aprendem muito mais rápido quando são recompensados do que quando levam bronca. Toda vez que você vir o seu bicho fazendo xixi ou cocô no lugar certo faça um monte de carinhos e festinha, ou dê um pedacinho de petisco. Não brigue quando você encontrar um xixi o cocô onde não devia. Deixe a bronca (e basta ser com uma voz bem desagradável e firme para o peludo se tocar que está errado) para quando você pegar o meliante no ato. Bater, esfregar focinho ou ficar batendo com jornal só vai deixar o bicho mais confuso e ansioso. Nenhum benefício prático.
Pense, converse com seu veterinário e avalie todas as vantagens da castração – em muitos casos a castração é a solução para problemas de higiene (e até de problemas comportamentais) que, de outra forma, nunca serão resolvidos satisfatoriamente. Ao contrário do que alguns pensam a castração não traz nenhum prejuízo para o peludo – em termos de saúde até evita várias doenças – não é sentença de que seu cão irá ficar obeso, e muito menos de que vai ficar moleirão.
Antes de pensar em se desfazer do seu peludo, de uma chance à castração. Não é milagre, mas é uma grande chance de que você consiga manter seu melhor amigo em sua companhia.

Fontes: Jornal Zero Hora http://www.zerohora.com/

Site: Vida de Cão (neste site você pode imprimir um folheto da campanha anti-caca) http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?

Site: www.bitcao.com.br/cachorro-56.htm

Além da minha própria opinião, é claro....

Um comentário:

  1. POR FAVOR ENVIE PARA MIM O FOLHETO ANTI CACA ,POIS ONDE MORO ESTA DIFICIL A EDUCACAO DOS VIZINHOS.GRATA e se tiver alguns modelos de placas . telemidiaproaud@hotmail.com

    ResponderExcluir